dicionário de etimologia médico online que pesquisa e sugere à medida que escreve
Do latim Doctor, professor.
A palavra era usada nas primeiras universidades para se referir aos acadêmicos cujo domínio da disciplina que estudavam era considerado máximo.
É um título acadêmico obtido por aqueles que apresentam uma tese de doutorado.
Doutor é a pessoa que recebeu o último e mais alto grau académico conferido por uma universidade ou outro estabelecimento autorizado para isso, como também a que ensina uma ciência ou arte.
Atribui-se esse título também aos médicos, mesmo que não tenham o grau acadêmico de doutor.
A palavra doutor é uma das mais antigas das existentes em nossa língua e se repete em inglês ("doctor"), em espanhol ("doctor"), em francês ("docteur"), em italiano ("dottore"), em alemão ("doktor") e, com ligeiras variantes, praticamente em todas as línguas modernas.
Suas raízes mais remotas podem ser rastreadas até entre o primeiro e o segundo milênio antes da nossa era, nas invasões indo-européias, que nos trouxeram a raiz "dok-", da qual provem a palavra latina "docere", que por sua vez Ducto - do latim, Ductus, condução, traçado.
Este termo, significando tubo, é um exemplo da falta de habilidade da tradução latina do texto grego, pois a palavra Ductus não tinha nos clássicos, o sentido de sulco pra condução de líquidos.