dicionário de etimologia médico online que pesquisa e sugere à medida que escreve

Enzima

Etimologia e origem de Enzima

Do grego Em, em e Zym(ē), levedura.
Vocábulo introduzido por Kuhne en 1877 que significa levadura, com a idéia de que cataliza o que esta dentro e fora da célula.
Proteína que atua como agente catalizador nos processos metabólicos.
No final de 1700 e início dos anos 1800 a digestão da carne por secreções do estômago e a conversão do amido em açúcares pela saliva e estratos de plantas já eram conhecidas.
No entanto, o mecanismo pelo qual isso ocorria não havia sido identificado.
No século 19, quando estudava a fermentação do açúcar em álcool por leveduras, Louis Pasteur chegou à conclusão de que esta fermentação era catalisada por uma força vital contida dentro das células da levedura chamadas fermentos, que se imaginava funcionar apenas nos organismos vivos.
Pasteur escreveu que a fermentação alcoólica é um ato correlacionado com a vida e organização das células da levedura, não com a morte ou putrefação das células.
No entanto em 1877, o fisiologista alemão Wilhelm Kuhne (1837-1900), utilizou pela primeira vez o termo "enzima", que vem do grego ενζυμον, em fermento, para descrever este processo, referindo que sua ação pode ocorrer sem a presença de organismos e fora dos mesmos.
Mais tarde a palavra enzima foi utilizada para se referir a substâncias não vivas, tais como a pepsina, o fermento era a palavra usada para se referir à atividades químicas produzidas por organismos vivos.