dicionário de etimologia médico online que pesquisa e sugere à medida que escreve

Golgi

Etimologia e origem de Golgi

Camilo Golgi era um médico italiano que exerceu o cargo de professor de Anatomia nas Universidades de Turim e de Siena e foi catedrático de Histologia na de Pavia, da qual chegou a ser diretor da Faculdade de Medicina e Reitor.
Apesar dos escassos meios com que contava, chegou a importantes resultados com as suas experiências, entre as quais se destaca o método da impregnação de células com nitrato de prata, que provocou uma revolução no estudo laboratorial dos tecidos nervosos.
Empregando este método, identificou uma classe de células nervosas dotadas de extensões (ou dendritos) mediante as quais se ligam entre si a outras células nervosas.
Esta descoberta permitiu a Wilhelm von Waldeyer-Haltz formular a hipótese de que as células nervosas são as unidades estruturais básicas do sistema nervoso, hipótese que mais tarde demonstraria Santiago Ramón y Cajal.
Em 1876, depois do seu regresso à Universidade de Pavia, continuou o estudo das células nervosas, obtendo provas da existência de uma rede irregular de fibrilhas, cavidades e grânulos (a que depois seria dado o nome de aparelho reticular interno de Golgi e de Complexo de Golgi), que desempenha um papel essencial na célula, como a síntese da membrana, o armazenamento de lípidos e proteínas ou o transporte de partículas ao longo da membrana celular.
Em 1906 Golgi recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina juntamente com Santiago Ramón y Cajal, pelos seus estudos sobre a estrutura do sistema nervoso.