dicionário de etimologia médico online que pesquisa e sugere à medida que escreve

Purkinje

Etimologia e origem de Purkinje

Nome próprio masculino.
Johannes Evangelista Purkinje (1787-1869), nascido na Boêmia, foi o primeiro Fisiologista a manter um laboratório em caráter oficial (1842), sendo professor de Fisiologia em Breslau (183-1850) e depois em Praga.
Exímio Histologista iniciou os cortes com o micrótomo (antes feitos à navalha) e foi pioneiro no uso do bálsamo na montagem de lâminas e do ácido acético e bicromato de potássio na técnica histológica.
Notou a importância das impressões digitais (1823) descreveu as glândulas sudoríparas (1825) e introduziu o termo protoplasma (1839); descobriu também as células do cerebelo (1835) e as fibras subendocárdicas (1839).
Células de Purkinje.
Estas células estão entre os neurónios maiores no cerebelo, com uma árvore dendrítico muito elaborado, caracterizadas por um grande número de espinhas dendríticas.
As células de Purkinje formam a camada de Purkinje, uma camada do cortex no cerebelo, liocalizada entre a camada molecular e a camada granulosa.
As células de Purkinje encontram-se alinhadas como peças de um dominó colocadas uma em frente à outra.
Sua árvore dendrítica forma camadas bidimensionales através das quais passam fibras paralelas provenientes das células musgosas localizadas na camada granulosa.
As células de Purkinje enviam projecções inibidoras para o núcleo cerebelar profundo, e constituem a única saída de toda a coordenação motora no córtex cerebelar.